domingo, 21 de julho de 2013

Demarcação de território


A demarcação de território é uma organização e comunicação na comunidade animal (pois servem pra definir que a área está ocupada por um indivíduo da matilha, ou mesmo pra deixar um "passei por aqui").

O que podemos fazer, ensinar e observar para aliviar o problema:

  • Não escolha o lugar para as necessidades do seu animal próximos aos potes de água e alimentação ou lugar onde seu bichinho dorme.
  • Orientação dada pelo adestrador Rômulo Barros: Corrija o seu animal ( a punição ou correção é um falar mais forte, uma repreensão, uma bronca, um castigo, uma puxada no cangote quando filhote, temos vários tipos de punições diretas e indiretas onde o cão não associa a você, quando cai algo nele "do nada" tipo algo que você arremessa ao seu lado quando ele faz algo errado, ele não associa a você... é um exemplo de punição personalizada. Existem também possibilidades de corrigir seu cão mesmo não estando em casa, através de armadilhas personalizadas (que não são formas de judiar do animal, e sim formas de dar um toque na hora do comportamento errado). Claro, punir não é machucar, hostilizar o animal, é apenas um aviso, uma chamada de atenção ou algo que ele não goste pra que ele associe a ação ao erro). 
  •  A frase "não" ou "não pode" deve ser ensinada com paciência, sempre dando uma recompensa quando o animal acerta e repetindo a frase de forma firme quando o animal erra.

OBS: não adianta corrigir o seu cachorro se não for naquela hora exata que ele está fazendo a coisa errada, pois passado um pequeno tempo ele já esquecerá o ocorrido e não entenderá porque está levando uma bronca e nunca corrija seu animal com agressividade ou gritos.

O Adestrador Rômulo Barros acrescenta: o tempo médio de uma correção é até 3 segundos depois que ele fez a arte, dai você se pergunta, ahh meu cachorro sabe que fez coisa errada, sim, ele sabe mas não associa ao comportamento que você queria, pra associar tem que ser um flagrante de até 3 segundos.
  • Se o animal fez xixi ou cocô no lugar errado, limpe bem e se você quiser que ele faça por exemplo em um jornal ou toalha, molhe um pouco no xixi, leve-o até o local, agrade-o e deixe ali pra que ele procure aquele lugar da próxima vez (esse processo pode ser repetido várias vezes e quando ele acerta ganha um petisco).

Lembre-se: Cada animal tem seu tempo para aprender, uns aprendem mais rápido e outros levam mais tempo, mas todos são capazes de compreender o que queremos deles.

  • Manter limpo o lugar onde seu animal faz suas necessidades é um fator fundamental, pois os cães não gostam de ambientes sujos (se sentem incomodados).

OBS: A castração ajuda muito nesse processo de excesso de demarcação de território, pois elimina ou pelo menos diminui o instinto territorialista.

Fonte de pesquisa:  www.caocidadao.com.br  e  rbmadestramento.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo :-)