quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vegetarianismo e Veganismo



Vegetarianismo:

É um regime alimentar onde não se consomem produtos de origem animal, como carnes de qualquer tipo, leite, queijo, ovos, etc.
Esse estilo de alimentação pode ser motivado tanto pela saúde quanto pelo início de uma conscientização de que os animais também tem o direito de viver e não deveriam nos servir de alimento.

Veganismo:

É uma filosofia de vida baseada nos direitos dos animais, onde além de não se consumirem alimentos derivados da exploração animal (carne, ovos, leite, queijo e derivados, mel, gelatina, etc) não se consomem acessórios feitos com componentes de origem animal (bolsas, sapatos, cintos etc). O veganismo condena toda e qualquer exploração pra fabricação de:  cosméticos, vestuário, calçados etc. Os veganos são contra toda e qualquer violência contra os animais.

Como vivemos em um mundo carnívoro e praticamente dependente da exploração animal, é preciso pesquisar as substituições alimentares e receitas que venham a substituir a alimentação que pra esse mundo é comum. Hoje em dia temos várias opções pra quem está iniciando esse novo estilo de vida, por exemplo:

O leite de vaca pode ser substituido pelo leite de soja.
A carne de vaca (moída ou em pedaços) pode ser substituida pela proteína texturizada de soja (popularmente chamada de carne de soja, que bem preparada não deixa nada a desejar pra carne comum).
Doces feitos com ovos e leite podem ser substituidos por doces veganos sem ovos e leite): tem várias receitas na internet.
Dica: receitaseticas.blogspot.com.br
Hoje já existe linguiça vegana, hamburguer, salsicha.
Hoje ja temos: Flan, Danete feito de soja.
E alimentos ricos em vitaminas e fibras passam a entrar nessa alimentação: grãos, vegetais e verduras, bem como cereais.

Fica aqui a dica de um video, uma palestra feita por: Gary Yourofsky (um ativista da causa animal e defensor do veganismo).

Acesse o vídeo clicando AQUI

E fica aqui outra dica de uma grande lição de vida de um menino de 3 anos pra todos nós.

Acesse o vídeo clicando AQUI

Uma música feita em homenagem ao garotinho Luiz Antonio (feita por David Turchick, uma mensagem muito sincera e importante pra toda humanidade):

Para ouvir, acesse o vídeo, clicando AQUI


Amigos-bichos agradece a David Turchick pela ajuda na complementação das informações aqui inseridas.  


Para mais informações:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo :-)